Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Rigoberto Rosário Jr “Api” vence o concurso “cantá Bastiana”

Rigoberto Rosário Jr. "Api"

Rigoberto Rosário Jr. “Api”

O autor da canção “Macau”, um hino para os macaenses, Rigoberto Rosário Jr., conhecido também por “Api” e residente em São Paulo, Brasil, venceu o concurso “cantá Bastiana” promovido pelo IIM Instituto Internacional de Macau.

Tomando por base a recente versão do Grupo Sete Lágrimas (Portugal), Api compôs, tal como proposto pelo concurso, duas novas quadras em patuá de Macau para a canção tradicional macaense e acabou sendo o mais votado.

Em 2º lugar também ficou classificado outro macaense residente em São Paulo, Virgílio Placé César, que foi objeto de outra postagem (clicar aqui para ver). E a terceira colocação ficou para o macaense residente em Toronto, Canadá: Carlos Lemos.   Os três primeiros classificados, notoriamente, têm conhecimentos do dialecto macaense, sendo que o Api já tem composições musicais em patuá.

Os dois macaenses de São Paulo apresentaram-se na festa da Casa de Macau de São Paulo em 27 de julho de 2014, cantando as suas duas quadras perante um público de cerca de 170 pessoas.  Ambas apresentações foram gravadas em vídeo pelo autor deste blog e divulgadas em postagens e no You Tube.

Rigoberto, em 2013, lançou o seu CD “Olá Macau” com 12 canções de sua autoria, sendo três cantadas em patuá de Macau e que foi patrocinado pelo mesmo Instituto promotor do concurso.

Nesta postagem vocês podem ver as imagens da apresentação do Api, capturadas do vídeo, que exigiu um grande trabalho de interpretação com interessantes gestos, tanto faciais como das mãos.

Parabéns a todos!

As letras das duas quadras de autoria de Rigoberto Rosário Jr.

BASTIANA! DEUS JÁ CASTIGÁ VÔS

FAZÊ VÔS SÃ ÔLO FICÁ TORTO

NON SANG SÓ UNGA ÔLO MAS DÔS

QUIM MANDÁ VÔS QUERÊ PA ÔTRO.

 – – –

ÔLO TORTO UIDE BOM PÃ COZINHÁ

NON SANG CHISTE QUE IOU TA PAPIÁ

UNGA ÔLO PODÊ BISPÃ PEIXE NA PRATO

OTRUNGA PÔDE VIGIÁ GATO.

– – –

O vídeo gravado e editado por Rogério P. D. Luz

Rigoberto Rosario Jr canta Bastiana (06)

Rigoberto Rosario Jr canta Bastiana (05)

Rigoberto Rosario Jr canta Bastiana (07)

Rigoberto Rosario Jr canta Bastiana (04)

Rigoberto Rosario Jr canta Bastiana (03)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 717,330 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: