Na sua 6ª edição, a Velocult 2015 assim denominada de ‘Semana Cultural da Velocidade’ que tem como objetivo, resgatar a memória do automobilismo brasileiro, foi inaugurada em 1º de março, encerrando no próximo dia 21. Realizada habitualmente no saguão do Conjunto Nacional, prédio localizado na Avenida Paulista nº 2073, alcança grande público pois a exposição com carros históricos, pinturas, fotos, cartazes explicativos e exposição de miniaturas de automóveis variados, ficam distribuídos pelos corredores de circulação livre do andar térreo com comércio e lojas de alimentação.
Neste ano, o tema foi a celebração dos 40 anos da equipe Fittipaldi, mais conhecida como Copersucar-Fittipaldi, com o nome do seu 1º patrocinador, a 1ª e única equipe brasileira de Fórmula 1 (F1) que disputou oito temporadas, de 1975 a 1982.
Além dos dois F1 dos Fittipaldi expostos (veja nota), o pioneiro FD-01 e o FD-04, o público pode conhecer, entre vários interessantes carros de corrida, dois Fuscas restaurados da charmosa categoria dos anos 70: Divisão 3, bem como os carros da nova categoria, da qual o promotor do evento Paulo Soláriz correrá, a Old Stock Race que pretende alinhar 20 carros Chevrolet Opala dos anos 70. Certamente vai ser pura emoção e ajudar a matar as saudades desta década de ouro do automobilismo brasileiro, da qual pude ter a felicidade de ter participado tirando centenas de fotos preservadas até os dias de hoje.
No dia 10 passado, no teatro do mesmo prédio foi realizado um evento com homenagens, entrega de troféus, exibição de dois vídeos em homenagem aos Fittipaldis e ao lendário José Carlos Pace “Moco”, piloto brasileiro de F1 falecido em 1977 e vencedor do Grande Prêmio do Brasil de F1 de 1975 em Interlagos. Na ocasião, pelo segundo ano consecutivo, foram homenageados no Hall da Fama seis pilotos brasileiros que fizeram história: Alex Dias Ribeiro (F1), Alfredo Guaraná Menezes, Carol Figueiredo, Francisco “Chico” Lameirão, José Carlos Pace (representado pela sua esposa Elda Pace) e Raul Boesel (F1). Há tantos antigos pilotos brasileiros que merecem ser inscritos no Hall da Fama, que levará anos para que todos sejam justamente homenageados e é o que se tem visão do propósito da iniciativa.
Veja a seguir fotos da exposição e do evento com as possíveis legendas:
(nota: No Facebook da Velocult consta que os dois F1 do Fittipaldi ficariam expostos somente no período de 08 a 15 de março devido a compromissos com a agenda. No entanto, há notícia boa na mesma página: “Sábado dia 21 de março, das 17:00 as 18:00 h , Emerson Fittipaldi estará presente na Velocult para conversar, tirar fotos e dar seu autógrafo a todos os amigos e fãs da história do automobilismo brasileiro“.)
(fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clique nas fotos para aumentar de tamanho e passe o mouse/rato por cima das fotos menores para ver as legendas)
O Divisão 3 de Guilherme Decanini e Italo Adami, carro restaurado inspirado no modelo dos anos 70 que era pilotado por Teleco
O carro do promotor do evento Paulo Soláriz que irá disputar a nova categoria Old Stock Race com Opalas dos anos 70 restaurados
(passe o mouse por cima das fotos menores para ver as legendas)
* Veja 101 fotos dos carros expostos no meu álbum no Facebook neste link. Clique nas fotos para visualizar eventuais comentários:
IMAGENS DO EVENTO DE 10/03/2015 COM HOMENAGENS
Homenageados no Hall da Fama: da esq. Carol Figueiredo, José Carlos Pace representado pela sua esposa Elda Pace e Francisco “Chico” Lameirão
Os homenageados das duas edições do Hall de Fama: da esq. Francisco Lameirão, Elda Pace por parte de José Carlos Pace, Alex Dias Ribeiro, Raul Boesel, Alfredo Guaraná Menezes, Chico Serra, Paulo Gomes, Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Jr. Bird Clemente, Carol Figueiredo e (Mário César de Camargo Filho ?).
Entre os homenageados, que tem como base os que atuaram com destaque nos tempos antigos, encontravam-se pilotos, embora diversos ainda participam de competições, mecânico, preparador, jornalista, fotógrafo e até político solidário ao automobilismo nacional. Julgo que na próxima edição haverá nova lista de homenageados pois é infindável. O automobilismo brasileiro, diante de inúmeras dificuldades e polêmicas, se resiste a duras penas, tem muito a dever desta gente que ajudou a fazer a sua história.
Fotos (as duas seguintes) em que se juntaram os homenageados e os pilotos presentes no evento, sugerido por Luíz Evandro Águia e formulado por Emerson Fittipaldi ao apresentador:
Paulo Soláriz encerra o evento observado por Celso Miranda (Bandsport) que foi o mestre de cerimônia
* Veja 73 fotos do evento de homenagens no meu álbum no Facebook neste link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1054674681214862.1073741860.100000170206281&type=1&l=70f1f6a672
No vídeo em homenagem à equipe Fittipaldi de Fórmula 1 que foi apresentado no evento, a última imagem encerrando-o foi esta foto que tirei em Interlagos nos testes pré-temporada com Emerson Fittipaldi ao volante do seu F1. Para mim foi uma sensação ter participado da homenagem, o que foi muito bom. Agradecimentos ao produtor pelo prestígio.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários