Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau: Histórias do Senado – quem foi o fundador?

Macau 1993, antes da transição de soberania para a China

Macau 1993, nos tempos em que ainda era administrada por Portugal

Nesta segunda publicação de Histórias do Senado, ou, Leal Senado, veja o que o pesquisador e historiador Padre Manuel Teixeira conta a respeito no seu livro:

QUEM FUNDOU O SENADO?

Texto de Padre Manuel Teixeira, do livro ‘Primórdios de Macau’, edição do Instituto Cultural de Macau em 1990

Uma Representação de 1821 afirma que o Senado nasceu quando, “sob a presidência de Belchior Carneiro, os habitantes de Macau, que tinham direito a votar, se reuniram em 1583”.

Melchior Nunes Carneiro (2)

Dom Melchior Carneiro

Ora, nessa altura, quem governava a diocese não era D. Melchior Carneiro, que renunciara em 1581 e vivia retirado na casa da Companhia de Jesus, mas D. Leonardo de Sá.

A 17 de Dezembro de 1582, o P. Valignano informava o Geral da Companhia: “O P. Patriarca Melchior Carneiro, que já renunciou ao seu bispado, está aqui em nossa casa com quatro moços, que o servem e também aos padres; está muito gasto e consumido com a velhice e enfermidades”.

O P. Francisco Pires, S.J., que chegou a Macau a 24 de Julho de 1581, diz que achou recolhido na casa da Companhia o Patriarca Carneiro, que “comia um frango requentado por não poder comer… tinha um moço, de nome João, que o servia e acompanhava quando ia fora”.

Como é que um velho gasto, consumido e decrépito, que em 1581 já não podia sair à rua se não acompanhado por um criado, se iria colocar à frente dos cidadãos em 1583 (ano em que morreu) e fundar o Senado de Macau?

Numa carta de 25 de Outubro de 1581 diz-se que D. Leonardo chegara nesse ano a Macau; chegou, pois, no segundo semestre desse ano, antes de 25 de Outubro. Foi ele que presidiu à reunião dos cidadãos em 1583, devendo, pois, ser considerado fundador do Senado.

Em 1583, o capitão-mor era Aires Gonçalves de Miranda, que chegou a Nagasaqui em 25 de Julho desse ano, fazendo a viagem de Macau até lá em doze dias. Partiu de lá para Macau em 25 de Fevereiro de 1584.

* Veja 1º episódio de Histórias do Senado: Nasce o Senado

* Entenda o motivo do Senado ser chamado de ‘Leal Senado’

Um comentário em “Macau: Histórias do Senado – quem foi o fundador?

  1. Pingback: Macau: Histórias do Senado – o nascimento | Crônicas Macaenses

Deixe um comentário

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.719.028 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.