Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau: Histórias do Senado – quem foi o fundador?

Macau 1993, antes da transição de soberania para a China

Macau 1993, nos tempos em que ainda era administrada por Portugal

Nesta segunda publicação de Histórias do Senado, ou, Leal Senado, veja o que o pesquisador e historiador Padre Manuel Teixeira conta a respeito no seu livro:

QUEM FUNDOU O SENADO?

Texto de Padre Manuel Teixeira, do livro ‘Primórdios de Macau’, edição do Instituto Cultural de Macau em 1990

Uma Representação de 1821 afirma que o Senado nasceu quando, “sob a presidência de Belchior Carneiro, os habitantes de Macau, que tinham direito a votar, se reuniram em 1583”.

Melchior Nunes Carneiro (2)

Dom Melchior Carneiro

Ora, nessa altura, quem governava a diocese não era D. Melchior Carneiro, que renunciara em 1581 e vivia retirado na casa da Companhia de Jesus, mas D. Leonardo de Sá.

A 17 de Dezembro de 1582, o P. Valignano informava o Geral da Companhia: “O P. Patriarca Melchior Carneiro, que já renunciou ao seu bispado, está aqui em nossa casa com quatro moços, que o servem e também aos padres; está muito gasto e consumido com a velhice e enfermidades”.

O P. Francisco Pires, S.J., que chegou a Macau a 24 de Julho de 1581, diz que achou recolhido na casa da Companhia o Patriarca Carneiro, que “comia um frango requentado por não poder comer… tinha um moço, de nome João, que o servia e acompanhava quando ia fora”.

Como é que um velho gasto, consumido e decrépito, que em 1581 já não podia sair à rua se não acompanhado por um criado, se iria colocar à frente dos cidadãos em 1583 (ano em que morreu) e fundar o Senado de Macau?

Numa carta de 25 de Outubro de 1581 diz-se que D. Leonardo chegara nesse ano a Macau; chegou, pois, no segundo semestre desse ano, antes de 25 de Outubro. Foi ele que presidiu à reunião dos cidadãos em 1583, devendo, pois, ser considerado fundador do Senado.

Em 1583, o capitão-mor era Aires Gonçalves de Miranda, que chegou a Nagasaqui em 25 de Julho desse ano, fazendo a viagem de Macau até lá em doze dias. Partiu de lá para Macau em 25 de Fevereiro de 1584.

* Veja 1º episódio de Histórias do Senado: Nasce o Senado

* Entenda o motivo do Senado ser chamado de ‘Leal Senado’

Anúncios

Um comentário em “Macau: Histórias do Senado – quem foi o fundador?

  1. Pingback: Macau: Histórias do Senado – o nascimento | Crônicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 972.172 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Concurso de Cozinha Macaense no Encontro das Comunidades de 2019 repete iniciativa da edição de 2004

Após 15 anos, o Concurso de Cozinha Macaense do Encontro das Comunidades Macaenses de 2019, a ser realizado entre 23 a 29 de Novembro, repete iniciativa da edição de 2004. Na época a dupla vencedora foi da Casa de Macau de São Paulo, formada por Isabel Pedruco e Isabel Airosa. A cerimónia de entrega dos […]

Em Macau, a Procissão da Morte de Cristo é novamente realizada em 2019

Em Macau, a Procissão da Morte de Cristo é novamente realizada em 2019

PROCISSÃO DA MORTE DE CRISTO EM MACAU – 2019 Texto e fotos de Manuel V. Basílio (Macau) Integrado no programa religioso da Semana Santa, realizou-se na sexta-feira do passado dia 19 de Abril, a Procissão da Morte de Cristo, também designada por Procissão do Enterro do Senhor.  Naquele dia, o tempo estava instável, com períodos […]

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

‘A promoção do ‘Dia do Patuá’ é um esforço para preservar o dialecto na Comunidade Macaense da Califórnia, nos Estados Unidos da América do Norte’ é o que define Henrique Manhão da Casa de Macau dos EUA. Diz, conciliando com o pensamento de outros membros da comunidade presente, ‘enquanto houver apoio de Macau, o patuá não […]

%d blogueiros gostam disto: