Uma igreja católica que é um museu de arte e que faz lembrar a Capela Sistina no Vaticano, esta é a Igreja de São Pelegrino. Localizada na cidade de Caxias do Sul, em Rio Grande do Sul, foi o último roteiro da nossa excursão pela Serra Gaúcha.
Era já fim de tarde quando o ônibus estacionou próximo à Igreja. Ainda era rezada a última missa do domingo e tivemos que aguardar para fazer a visitação. Ao entrar, uma exclamação se faz ao ver o teto, seguida de lembrança da Capela Sistina do Vaticano, em menor dimensão, aliada à réplica de Pietà no vestíbulo. As pinturas nos mínimos detalhes e também nas paredes, uma belo trabalho artístico de Aldo Locatelli, somadas aos quadros da Via Sacra, tão diferentes artisticamente ilustrando o sofrimento de Jesus, é tudo de uma beleza que fez merecer a viagem ao ponto mais distante da excursão e a volta a Gramado numa viagem com mais de duas horas de duração.
Pelo horário, já noite no encerramento da visitação, este foi o único local visitado nesta próspera cidade gaúcha com 125 anos de idade e uma população de 717 mil habitantes, e que tem até um aeroporto para voos comerciais nacionais.
Certifique-se pelas fotos comentadas o contado aqui com o histórico da enciclopédia livre Wikipédia:
(Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos menores para ampliar)
IGREJA DE SÃO PELEGRINO
CAXIAS DO SUL – ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL (Wikipédia)
A Igreja de São Pelegrino é um templo Católico localizado em Caxias do Sul, no Brasil. Sua história está vinculada aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade, e o edifício tem várias obras de arte em seu interior, com destaque para os painéis de Aldo Locatelli.
História
Em 20 de fevereiro de 1879, apenas quatro anos após a fundação da colônia do Campo dos Bugres, chegava da Itália a família de Salvador Sartori. Sua filha Amália e Raffaele Buratto, que chegou em 18 de maio de 1879, aqui casaram e ele estabeleceu-se como tanoeiro onde atualmente fica o jardim do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Pouco tempo depois o Barão Daniel von Schlabrendorff (seu concunhado) presenteia o casal Buratto com uma chácara fronteira à sua própria casa, para sua esposa Maria ter maior proximidade e convivência com a irmã Amália, esposa de Raffaele. Em 1891 Raffaele recebeu de seu sogro Salvatore Sartori uma tela com a imagem de São Pelegrino, padroeiro da sua cidade natal, (Cornuda) na região de Treviso na Itália. Para honrar o santo, Raffaele ergueu um capitel dentro de sua propriedade, que mais tarde substituído por uma capela de madeira, onde, em 19 de abril de 1893, foi celebrada a primeira missa. Mais tarde a capela foi ampliada, sendo reinaugurada em 1938. Elevada a Paróquia em 1942, seu primeiro sacerdote foi o Padre Eugênio Giordani.
“A réplica da Pietà de Michelangelo fica no vestíbulo. Foi doada pelo Papa Paulo VI em 20 de maio de 1975, nos cem anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul”
Em 1944 foi lançada a pedra fundamental do edifício atual, projetado por Vitorino Zani , terminado em 1953. Nesta ocasião a igreja foi dedicada conjuntamente a São Pelegrino e São José, denominação que seria alterada novamente em 1983, quando foi reconsagrada a São Pelegrino e Nossa Senhora da Pietà, em honra a uma réplica da Pietà de Michelangelo, recebida de presente da Santa Sé.
Características notáveis
A igreja ganhou fama em virtude de um grupo de obras de arte que abriga. A mais importante, sem dúvida, é a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli.
Em 1951, Aldo Locatelli inicia as pinturas da Igreja com o mural da Santa Ceia, de 90 metros quadrados de área, ladeada pela Aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alecoque, à esquerda, e a Aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à vidente Joaneta, à direita. Os murais também cobrem todo o teto da igreja, ilustrando a Criação do Cosmo, a Criação da Mulher, a Expulsão do Paraíso e o Juízo Final, rodeados de uma série de caixotões com imagens inspiradas no hino Dies irae. Seus trabalhos se prolongaram até 1960 com as telas da Via Sacra, imaginada com grande dramaticidade e gênio. Sobre a Via Sacra também foram acrescentadas pinturas murais de grandes anjos, estas de autoria de Emilio Sessa, decorador auxiliar de Locatelli.
A réplica da Pietà de Michelangelo fica no vestíbulo. Foi doada pelo Papa Paulo VI em 20 de maio de 1975, nos cem anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No lado oposto, foi instalado em 1984 um fac-símile do Santo Sudário, também recebido de Roma.
As portas de bronze da igreja são outra obra-prima, criadas por Augusto Murer, escultor de Belluno, Itália, e ilustram cenas da imigração (veja detalhes explicativos e galeria de fotos mais abaixo).
“Pinturas murais de grandes anjos, estas de autoria de Emilio Sessa, decorador auxiliar de Locatelli.”
O complexo da igreja também compreende a residência do pároco, um salão, um relógio floral, uma Casa da Memória, uma secretaria, um monumento ao Padre Giordani, que tornou-se uma figura lendária na comunidade, e o Espaço Pastoral. A igreja localiza-se na Avenida Itália, esquina com a Avenida Rio Branco, e está aberta para visitação das 7 às 20 h.
O Santo padroeiro
A devoção a São Pelegrino provém de uma pequena localidade chamada San Pellegrino in Alpe, na região de Lucca, Itália, cuja existência está documentada desde 1110. Faz-se referência a uma Igreja e um albergue público, destinado a abrigar os viajantes que passavam por aquela região de despenhadeiros, montanhas e torrentes, e coberta por uma espessa mata. Conta a história que em tempos ainda mais remotos fixou-se neste lugarejo um homem vindo de terras distantes, e que passou a levar uma vida de eremita. Dedicava seu tempo à oração e à ajuda aos viajantes, de modo todo particular aos peregrinos. Pelas suas virtudes e caridade, conquistou a admiração de todos, e sua fama se espalhou. Este era São Pelegrino, segundo a lenda filho de Romano e Plântila, Reis da Escócia (embora as listas de reis escoceses não mostrem nenhum monarca com este nome).
“Em 1951, Aldo Locatelli inicia as pinturas da Igreja com o mural da Santa Ceia, de 90 metros quadrados de área, ladeada pela Aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alecoque, à esquerda, e a Aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à vidente Joaneta, à direita.”
Desde seu nascimento sua vida foi rodeada de grandes prodígios. Adulto, renunciou ao trono e saiu a peregrinar com destino à Terra Santa. Sofreu várias perseguições, mas voltou à Itália miraculosamente e, guiado por uma estrela, foi até uma grande floresta, onde ressuscitou dois mortos e passou a ser furiosamente hostilizado por maus espíritos, e, combatendo-os, expulsou-os. A região, temida pelos peregrinos, tornou-se segura. Ele passou a residir em uma caverna, onde dedicou-se a orar, tornando-se amigo de todos os animais. No fim da vida, refugiou-se no interior de uma grande árvore oca. Pressentindo que a morte estava próxima, escreveu sua vida numa cortiça de árvore. O seu culto ainda hoje é comum em Módena, Lucca, Bolonha, Parma, Reggio Emilia, Vêneto e Trentino, bem como no Brasil, trazido pelos imigrantes italianos.
As pinturas no teto em detalhes de Aldo Locatelli
(Wikipédia) Os murais também cobrem todo o teto da igreja, ilustrando a Criação do Cosmo, a Criação da Mulher, a Expulsão do Paraíso e o Juízo Final, rodeados de uma série de caixotões com imagens inspiradas no hino Dies irae
As portas de bronze
(Wikipédia) As portas de bronze da igreja são outra obra-prima, criadas por Augusto Murer, escultor de Belluno, Itália, e ilustram cenas da imigração (veja detalhes e galeria de fotos mais abaixo). A concepção das portas iniciou-se em 1969 e consumiu 14 anos de trabalho até a inauguração em outubro de 1983. Da Itália elas vieram sob forma de moldes de gesso, e a fundição em bronze foi realizada na própria Caxias do Sul, pela Siderúrgica Tomé Ltda, sob a orientação do mestre uruguaio Miguel Angel Laborde. O peso total das portas é de cerca de 7 toneladas e sua movimentação é feita através de motores elétricos. Dom Carlo Furno, representante do Papa no Brasil, realizou a consagração.
A Porta do Amor, à esquerda (foto abaixo), com imagens ágeis, cheias de movimento, exalta a vida. Um casal com crianças domina o conjunto. Na parte superior, a representação do Anjo Gabriel.
A porta central (fotos abaixo), chamada da Paz, compõe-se de dezesseis cenas. Destacam-se aspectos da travessia do mar e da ocupação do solo. É recordado o trabalho de operários, artesãos e agricultores. Os cestos cheios evocam a generosidade da terra, e as pombas representam a paz. Outras imagens evocadas são as da vindima, da fraternidade e da maternidade.
Por fim, a Porta da Justiça (foto abaixo), à direita, apresenta dois grupos de imagens: Ao alto, o mapa das dezessete léguas que constituíram o território da colônia de Caxias. O segundo grupo de imagens é o da partilha: a mãe reparte o pão com os filhos, simbolizando a fartura, fruto do trabalho.
Pinturas de Aldo Locatelli no altar-mor e laterais em detalhes
“Em 1951, Aldo Locatelli inicia as pinturas da Igreja com o mural da Santa Ceia, de 90 metros quadrados de área.”
Em 1951, Aldo Locatelli inicia as pinturas da Igreja com o mural da Santa Ceia (foto acima), de 90 metros quadrados de área , ladeada pela Aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alecoque, à esquerda, e a Aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à vidente Joaneta, à direita.
Telas de Via Sacra de Aldo Locatelli
Os trabalhos de Aldo Locatelli se prolongaram até 1960 com as telas da Via Sacra, imaginada com grande dramaticidade e gênio.
A mesa para cerimônia religiosa de corpo presente
Por extrema gentileza do padre Pároco da Igreja, que nos abençoou, atendendo ao pedido do nosso guia turístico Brunet, foi-nos mostrada a mesa de apoio para cerimônia religiosa de corpo presente. Fica embutida no solo, e erguida, é composta também de cruz e castiçais laterais iluminadas.
Mais imagens da Igreja São Pelegrino
Site oficial da Paróquia de São Pelegrino: http://www.saopelegrino.com.br/
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Vale salientar que a imagem da Igreja de San Pelegrino foi a primeira imagem à cores transmitida televisão brasileira durante a Festa da Uva em 19 de fevereiro de 1972.