Foi em 1717 que três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora partida em dois pedaços. A primeira parte encontrada era o corpo e depois a cabeça mais adiante. Por ter “aparecido” nas redes dos pescadores, foi assim chamada de Nossa Senhora Aparecida.
No exato local onde foi encontrada a imagem milagrosa, foi construído o Porto Itaguaçu situado a cerca de dois quilômetros do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que dispõe de uma capela, um momento dedicado aos romeiros, estátuas dos Três Pescadores e um serviço de passeio de balsa pelo rio. Itaguaçu na língua indígena tupi-guarani significa “Pedra da Água Grande”.
Em 2017, quando se comemorou o jubileu dos 300 Anos de Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida em 12 de Outubro, nos festejos, uma procissão saiu do porto em direção à basílica do Santuário percorrendo por várias ruas da cidade de Aparecida do Norte.
Fotografia de/photos by Rogério P D Luz
O ACESSO AO PORTO ITAGUAÇU
Pela calçada de acesso ao Porto Itaguaçu há variado comércio de lembranças, imagens sacras e de alimentação, porém não há estacionamento no local. Não desça a calçada de carro que dá trabalho para manobrar e retornar. Você tem que deixar o carro numa das ruas laterais próximas, mas não na avenida, que não é permitido para carros, apenas para ônibus, e sujeito a multa pela constante fiscalização
A CAPELA
A parede de vidro atrás do altar proporciona uma vista privilegiada do Rio Paraíba do Sul.
O RIO PARAÍBA DO SUL E O CRUZEIRO
MONUMENTO AOS ROMEIROS E o ALTAR DAS VELAS
PASSEIO DE BALSA PELO RIO PARAÍBA DO SUL AO LOCAL DO ENCONTRO DA IMAGEM COM GUIA TURISTICO
ESTÁTUAS DOS TRÊS PESCADORES QUE ENCONTRARAM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]
Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]
A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]
Comentários