Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Em Aparecida do Norte, o bondinho aéreo para visitar o Morro do Cruzeiro

Uma alternativa de passeio em Aparecida do Norte na sua romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, é pegar o bondinho aéreo para o Morro do Cruzeiro e lá desfrutar de uma bela vista panorâmica da basílica e a região.

E assim fizemos na nossa última romaria em novembro de 2017, apesar que andar de bondinho não é nosso forte ainda mais que a Mia morre de medo de altura, mas era preciso experimentar essa atração turística inaugurada em 2014. O ideal, para meditação, seria subir a pé os 685 metros do morro e orar nas 14 estações da Via Sacra espalhadas no trajeto para lembrar os passos da Paixão de Cristo, o que fazem milhares de pessoas na Sexta-Feira Santa.

A estação fica logo ali na lateral direita da basílica, olhando de frente (veja foto), onde você pode comprar seu ingresso que pode ser só do passeio do bondinho, ou visita completa, incluindo a subida à torre do Morro do Cruzeiro para uma vista de 360 graus da cidade e regiões circunvizinhas.

(Fotografia de/photos by Rogério P D Luz)

A Estação Santuário

São ao todo 47 bondinhos aéreos construídos com tecnologia suíça, cada um com capacidade para 6 passageiros sentados.  Cinco das cabines permitem o transporte de visitantes com cadeira de rodas. O percurso é de 1.100 metros e altura de aproximadamente 120 metros entre o Santuário e o Morro do Cruzeiro, conforme a Bontur que explora o serviço em parceria com o Santuário Nacional. Em dias de semana, com menos gente no Santuário, espere para pegar um só para vocês. A viagem dura entre 5 a 8 minutos.

A viagem do bondinho com vista aérea da cidade de Aparecida do Norte

A Avenida Getúlio Vargas, endereço de muitos hotéis ao lado do Santuário

Na passagem sob o viaduto da Via Dutra o acesso ao Mirante do Cruzeiro. O telefériro passa a cerca de 40 metros de altura da rodovia.

A Via Dutra

A Via Dutra em relação ao Santuário

A imagem de Nossa Senhora Aparecida no topo do morro

Moradias populares

Se você tem medo de alturas ou sofre de claustrofobia, provavelmente viajará deste jeito da foto abaixo, ou recomenda-se ir a pé ou de carro até o início da trilha da Via Sacra, uma subida que pede certo fôlego.

O alívio após saída do bondinho:

O equipamento do teleférico possui geradores a diesel que permite o desembarque em segurança de todos os passageiros em caso de falta de energia elétrica.

O terminal do bondinho no Morro do Cruzeiro

Os painéis da Via Sacra já no topo do morro do Mirante do Cruzeiro tem 900 metros de extensão, 87 metros de altura a 685 metros de altitude. Ao longo do seu itinerário há 14 estações da Via Sacra, em estilo neoclássico, elaboradas em bronze pelo artista Adélio Sarro, Nas celebrações da Sexta-Feira Santa milhares de pessoas participam da peregrinação e oração pelos painéis da Via Sacra.

O mapa do itinerário e localização dos painéis da Via Sacra

Aqui o fim da subida da Via Sacra

A torre do Mirante tem 30 metros de altura que permite uma vista 360° de toda a região. O acesso é pago e possui dois elevadores panorâmicos que comportam até 12 pessoas por vez. A cruz no topo da torre tem 20 metros de altura.

A vista do Santuário e de toda a região do topo da torre

O mirante todo envidraçado na torre

A Via Dutra em relação à Basílica nova do Santuário

Região vizinha à cidade de Aparecida do Norte

A Estação Cruzeiro no topo do morro

A imagem de Nossa Senhora Aparecida no topo de outro morro

Nós aqui apreciando a bela paisagem

A vista da área de observação na base da torre para quem não queira subir até o topo dela. É apenas um pouco prejudicada pela vegetação e mata do entorno:

Em primeiro plano a Pousada do Bom Jesus, uma ótima e fascinante opção de hospedagem pois é um Seminário com instalações antigas, bem conservadas, limpas e possui um bom restaurante. Já estive lá e recomendo.

O prédio redondo é a rodoviária e o rio onde foi achada a imagem de Nossa Senhora

A viagem de volta

Ao fundo a passarela da Fé que conduz da Basílica nova à antiga que está atrás do prédio

A Passarela da Fé

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida com a sua Basílica nova

Anúncios

2 comentários em “Em Aparecida do Norte, o bondinho aéreo para visitar o Morro do Cruzeiro

  1. Queria saber o valor do bodinho esse ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 891.326 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]

Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

%d blogueiros gostam disto: