Roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas (em Portugal) – (Parte 4 de 8)
Texto, fotografias e legenda de Jorge Basto (Portugal)
Preâmbulo:
As Aldeias do Xisto são um conjunto de 27 aldeias cujas construções são feitas de xisto, das quais as mais belas ficam na Serra de Lousã.
As Aldeias Históricas são um conjunto de 12 núcleos urbanos anteriores ao Reino de Portugal, na região das Beiras e de grande importância histórica.
Este roteiro que realizei em 8 dias faz uma passagem por essas Aldeias, bem como por outros locais que me interessaram pelo caminho
Dia 4: Piódão-Linhares da Beira
Neste dia saímos de Piodão e passamos por 3 locais encantadores, antes de subirmos à Serra da Estrela. Daqui continuamos, passando por Seia, rumo ao Norte para Linhares da Beira, a 2ª «Aldeia Histórica» a visitar.
1 – Foz d´Égua, paraíso de fotógrafos
Esta aldeia fica a 4,2km de Piodão e há muita gente que para lá caminha por um trilho suave a pé.
Caracteriza-se pelo seu aspecto rural serrano, com as típicas casas de xisto e lousa, circundadas por uma natureza quase em estado puro, onde se encontra uma praia fluvial de grande beleza.
Forma-se um espelho de água no ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, travadas por uma represa.
Consta que o núcleo da aldeia, composto por 4 a 5 casas, é propriedade privada de dois irmãos do Barreiro. Fizeram as obras de restauro nas casas e nas 2 pontes em arco, bem como construiram a ponte suspensa, que já não se encontra funcional.
É um local muito apreciado por fotógrafos, e na Net encontramos fotos fantásticas. Não deu para ir lá abaixo vasculhar, porque na volta teria que «subir».
2 – Cascata do Poço da Broca
Fica na Ribeira de Alvôco, perto de Vide, formando uma agradável praia fluvial conhecida pela sua tranquilidade, mas com águas muito frias….
A magnífica paisagem resulta da intervenção humana há mais de 200 anos, desviando o curso da água para fins agrícolas..
3 – Praia da Loriga
Com nascente num planalto superior da Serra da Estrela, esta praia é a única que se situa num vale glaciário.
É muito procurada pelas suas águas puras, brancas e cristalinas, e foi ainda umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.
4 – Lagoa Comprida, a maior na Serra da Estrela
(Vim aqui parar por engano na estrada, mas valeu a pena. Não fiz o trajecto mostrado no mapa, que aqui simplifiquei.)
A lagoa era um antigo glaciar e aproveitando o covão, iniciou-se em 1912 a construção da barragem. Situada a 1600m de altitude, ainda se notam vestígios de neve, mesmo em Maio.
5 – Seia, e o Restaurante «O Camelo»
Seia merece este realce porque aqui existe esse restaurante carismático, bem apreciado em Portugal pelo «O Camelo». O nome vem do facto que o antigo proprietário tinha por apelido Camelo, e por acharem graça assim ficou.
Eis os pratos simples de comida tradicional, de entre outros mais, escolhidos para continuar a viagem.
5 – Linhares da Beira, nos jardins do hotel (ao final da tarde)
Nesta aldeia medieval do séc. XII, o hotel encontra-se no outrora Solar dos Corte Real, um imponente edifício de séc. XVIII, com brasão na frontaria. Os jardins são mesmo convidativos para degustar «uma boa colheita» (de tinto, óbvio) ao pôr-do-sol.
7 – Linhares da Beira, na aldeia museu (na manhã seguinte)
A história de Linhares tem origem no contexto gerado com a reconquista Cristã, e o seu castelo fez parte do sistema defensivo da Bacia do Mondego.
A existência de um Pelourinho é muito importante em qualquer aldeia (como depois irei mostrando) e está relacionada com a concessão dum foral do Rei – como símbolo de personalidade jurídica e o consequente direito a uma justiça própria.
Hoje é também conhecida como a Capital do Parapente, sendo frequentemente procurada por vários adeptos da modalidade.
Dia 5: Linhares de Baixo-Castelo Rodrigo
Fica para o próximo episódio, quando prosseguirmos mais para o Norte, e chegarmos a Castelo Rodrigo: outro vencedor do Concurso «As 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias» (Jorge Basto).
Parte 1: Portugal maravilhoso: viagem às “Aldeias do Xisto e Históricas” num roteiro de 8 dias (1º dia)
Parte 2: No roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas, em Portugal, Jorge Basto visita Gondramaz, Talasnal, Cerdeira e Lousã
Parte 3 – Piódão, vencedora das 7 maravilhas de aldeias remotas de Portugal, é destaque no roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas
Parte 5 – Castelo Rodrigo, vencedor de concurso em Aldeias Autênticas, Dólmen de Matança, Necrópole das Forcadas, Trancoso, Marialva estão no 5º roteiro de Aldeias de Xisto e Históricas de Portugal
Parte 6 – Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral, está na 6ª parte do Roteiro das Aldeias de Xisto e Históricas
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Pingback: No final do Roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas em Portugal, visita a Castelo Branco, Portas de Almourão e Portas do Ródão | Cronicas Macaenses
Pingback: No 7º Roteiro de Aldeias do Xisto e Históricas de Portugal, em destaque Monsanto e Sortelha | Cronicas Macaenses
Pingback: Portugal maravilhoso: viagem às “Aldeias do Xisto e Históricas” num roteiro de 8 dias (1º dia) | Cronicas Macaenses
Pingback: No roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas, em Portugal, Jorge Basto visita Gondramaz, Talasnal, Cerdeira e Lousã | Cronicas Macaenses
Pingback: Piódão, vencedora das 7 maravilhas de aldeias remotas de Portugal, é destaque no roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas | Cronicas Macaenses
Pingback: Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral, está na 6ª parte do Roteiro das Aldeias de Xisto e Históricas | Cronicas Macaenses
Pingback: Castelo Rodrigo, vencedor de concurso em Aldeias Autênticas, Dólmen de Matança, Necrópole das Forcadas, Trancoso, Marialva estão no 5º roteiro de Aldeias de Xisto e Históricas de Portugal | Cronicas Macaenses