O nosso amigo e colaborador de Portugal, o macaense Jorge Basto, inicia nesta postagem, uma série que nos conta com várias fotografias a sua viagem de turismo às “Aldeias do Xisto e Históricas“. No seu roteiro de 8 dias passou por várias cidades que os leitores poderão ter uma base para programar a sua viagem a este Portugal maravilhoso, que hoje está na moda no Brasil, destino de muitos brasileiros para turismo, estudos ou para emigração.
Vários programas televisivos no Brasil têm tido Portugal como tema, tal como uma série do “Destino Certo” com Mel Fronckowiak, ou Globo Repórter de 20/04/2018 com Glória Maria que visitou uma dessas aldeias. No final desta postagem poderão ver dois vídeos desses programas publicados em canais do YouTube.
PORTUGAL – ROTEIRO DAS ALDEIAS DO XISTO E HISTÓRICAS
Texto, fotografias e legendas de Jorge Basto (Portugal)
Preâmbulo:
As Aldeias do Xisto são um conjunto de 27 aldeias cujas construções são feitas de xisto, das quais as mais belas ficam na Serra de Lousã.
As Aldeias Históricas são um conjunto de 12 núcleos urbanos anteriores ao Reino de Portugal, na região das Beiras e de grande importância histórica.
Este roteiro que realizei em 8 dias faz uma passagem por essas Aldeias, bem como por outros locais que me interessaram pelo caminho.
Dia 1: Lisboa-Penela
Essas Aldeias ficam nas Beiras (a 250km de Lisboa), o que implica um dia de ida e outro de volta em viagem.
Neste 1º trajecto todo feito em auto-estrada visitei: Fátima, Conimbriga e em Penela, os jardins do hotel, deixando uma sugestão para visitar também Batalha e Leiria.
1.1. Fátima, o «altar do Mundo»
O Santuário de Fátima é um local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917.
Maior santuário de Portugal, Fátima é também um dos principais destinos de turismo religioso do Mundo, recebendo cerca de 6 milhões de peregrinos por ano. Só num dia em 13 de Maio se queimam 20 toneladas de velas.
De entre os lugares de culto, a Capelinha das Aparições é considerada o “coração” do santuário.
1.2 Conimbriga, grandioso em vestígios romanos
Conimbriga é uma povoação estabelecida desde a Idade do Cobre, um importante centro durante o Império Romano e um dos maiores sítios arqueológicos em Portugal com ainda muito por descobrir.
A Casa de Cantaber, uma das maiores residências desse Império, foi construída em redor de piscinas ornamentais e jardins soberbos, e possuía o seu próprio complexo de banhos e sistema de aquecimento.
3. Penela, nos jardins do Hotel
Um hotel construído a partir duma antiga fábrica de papel situa-se numa zona de beleza natural privilegiada.
Dia 2: Penela-Lousã
Fica para o próximo episódio, quando começar a verdadeira «aventura» pelas Aldeias do Xisto.
É que não há auto-estrada nem sinalização que preste.
(Jorge Basto)
. . . 0 0 0 . . .
Crónicas Macaenses
Veja dois vídeos publicados no YouTube sobre Portugal:
A 3ª temporada do programa “Destino Certo” (+GSat – GloboSat) de Mel Fronckowiat foi dedicada a Portugal. Veja no vídeo abaixo, pequeno trecho do 2º episódio que tem a cidade de Porto como tema principal.
A seguir, o vídeo publicado no canal de Notícias AO VIVO, mostra o programa Globo Repórter da Rede Globo, exibido em 20/04/2018, com a repórter Glória Maria a visitar várias cidades de Portugal, inclusive Monsanto uma das aldeias que será apresentada nesta série de autoria de Jorge Basto:
Você também pode ver alguns vídeos publicados pela Globo no seu canal G1 de notícias na Internet, como este de Monsanto no link abaixo, que também traz outras ligações para demais reportagens sobre Portugal:
Parte 2: No roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas, em Portugal, Jorge Basto visita Gondramaz, Talasnal, Cerdeira e Lousã
Parte 3 – Piódão, vencedora das 7 maravilhas de aldeias remotas de Portugal, é destaque no roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas
Parte 4 – Na 4ª parte do roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas, em Portugal, visita à Foz d´Égua, Poço da Broca, Praia da Loriga e Lagoa Comprida
Parte 5 – Castelo Rodrigo, vencedor de concurso em Aldeias Autênticas, Dólmen de Matança, Necrópole das Forcadas, Trancoso, Marialva estão no 5º roteiro de Aldeias de Xisto e Históricas de Portugal
Parte 6 – Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral, está na 6ª parte do Roteiro das Aldeias de Xisto e Históricas
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Pingback: No final do Roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas em Portugal, visita a Castelo Branco, Portas de Almourão e Portas do Ródão | Cronicas Macaenses
Pingback: No 7º Roteiro de Aldeias do Xisto e Históricas de Portugal, em destaque Monsanto e Sortelha | Cronicas Macaenses
Pingback: Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral, está na 6ª parte do Roteiro das Aldeias de Xisto e Históricas de Portugal | Cronicas Macaenses
Pingback: Na 4ª parte do roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas, em Portugal, visita à Foz d´Égua, Poço da Broca, Praia da Loriga e Lagoa Comprida | Cronicas Macaenses
Pingback: Belmonte, a terra de Pedro Álvares Cabral, está na 6ª parte do Roteiro das Aldeias de Xisto e Históricas | Cronicas Macaenses
Pingback: Castelo Rodrigo, vencedor de concurso em Aldeias Autênticas, Dólmen de Matança, Necrópole das Forcadas, Trancoso, Marialva estão no 5º roteiro de Aldeias de Xisto e Históricas de Portugal | Cronicas Macaenses
Pingback: No roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas, em Portugal, Jorge Basto visita Gondramaz, Talasnal, Cerdeira e Lousã | Cronicas Macaenses
Pingback: Piódão, vencedora das 7 maravilhas de aldeias remotas de Portugal, é destaque no roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas | Cronicas Macaenses
Pingback: No roteiro das Aldeias do Xisto e Históricas, em Portugal, Jorge Basto visita Gondramaz, Talasnal, Cerdeira e Lousã | Cronicas Macaenses